23/09/2021
Como evitar ponto cego no trânsito?
Os pontos cegos são os espaços entre o campo visual do retrovisor externo e o campo de visão direita do condutor e é de extrema importância ficar atento a ele.
Esse termo é utilizado para se referir aos locais do veículo com baixa visibilidade externa, onde o motorista não consegue enxergar outros carros, pedestres, motos ou bicicletas no momento da troca de faixa, conversão ou de atravessar um cruzamento.
Mas como acontece esse ponto cego?
Ele pode ser causado por diversos motivos, desde a maneira como o espelho e o banco estão posicionados até a altura do motorista no momento.
Posicione o banco do veículo corretamente
Posicione-se no banco do motorista com as costas retas de forma que seus pés alcancem o pedal, mantendo os joelhos semiflexionados.
Ajuste os retrovisores
Alinhe os retrovisores internos permitindo que você consiga enxergar todo o vidro traseiro do carro.
Os retrovisores externos devem ser ajustados de forma que você consiga enxergar o mínimo do veículo e máximo da via em que está transitando.
Muita atenção ao mudar de faixa
Não saia da sua faixa sem antes conferir os retrovisores, ligar a seta e conferir novamente os retrovisores externos e internos. Só após isso mude de faixa.
Fique atento aos motociclistas
Por serem veículos menores, eles costumam se enfiar em pequenos espaços e entram facilmente no ponto cego dos veículos maiores, portanto, fique atento quando estiver dirigindo perto de um! Vale o mesmo princípio da atenção ao mudar de faixa.
Leia também: Por que uma transportadora de cargas pode ser a peça-chave na sua estratégia logística.

- Compartilhar: ,